segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Questões 149-153 - A Alma Após a Morte

Questões 149-153 - A Alma Após a Morte
149 Em que se torna a alma logo após a morte?

? Volta a ser Espírito, ou seja, retorna ao mundo dos Espíritos, que
havia deixado temporariamente.

150 A alma, após a morte, conserva sua individualidade?

? Sim, nunca a perde. O que seria ela se não a conservasse?

150(a) Como a alma continua a ter a sua individualidade, uma vez
que não possui mais seu corpo material?

? Ela ainda tem um fluido que lhe é próprio, tomado da atmosfera de
seu planeta e que representa a aparência de sua última encarnação: seu
perispírito.

150(b). A alma nada leva consigo deste mundo?

? Nada mais que a lembrança e o desejo de ir para um mundo melhor.
Essa lembrança é cheia de doçura ou amargura, de acordo com o emprego
que fez da vida. Quanto mais pura, mais compreende a futilidade do
que deixa na Terra.

151 O que pensar da opinião de que, após a morte, a alma retorna
ao todo universal?

? O conjunto dos Espíritos não forma um todo? Não constitui um mundo
completo? Quando estais em uma assembléia, sois parte integrante dessa
assembléia e, entretanto, sempre conservais a individualidade.

152 Que prova podemos ter da individualidade da alma após a
morte?

? Não tendes essa prova por meio das comunicações que obtendes?
Se não fôsseis cegos, veríeis; e, se não fôsseis surdos, ouviríeis, pois muito
freqüentemente uma voz vos fala e revela a existência de um ser fora de vós.

Comentário de Kardec. Aqueles que pensam que na morte a alma retorna ao todo universal
estão errados, se por isso entenderem que, semelhante a uma gota
d?água que cai no oceano, perde sua individualidade. Porém, estarão
certos se entenderem por todo universal o conjunto de seres incorpóreos,
do qual cada alma ou Espírito é um elemento.

Se as almas não se diferenciassem no todo, teriam apenas as qualidades
do conjunto e nada poderia distingui-las umas das outras; não
teriam nem inteligência, nem qualidades próprias. Porém, muito ao contrário
disso, em todas as comunicações demonstram ter consciência do
seu eu e uma vontade própria. A diversidade que apresentam em todas
as comunicações é conseqüência da sua individualidade. Se após a
morte houvesse somente o que se chama de o grande Todo que absorve
todas as individualidades, esse Todo seria uniforme e, então, todas
as comunicações do mundo invisível seriam idênticas. Uma vez que lá
se encontram seres bons e maus, sábios e ignorantes, felizes e infelizes,
e de todas as espécies: alegres e tristes, levianos e sérios, etc., é evidente
que são seres distintos. A individualidade torna-se ainda mais evidente
quando esses seres provam sua identidade por manifestações incontestáveis,
por detalhes pessoais relativos à sua vida terrestre que se
podem comprovar. Também não pode ser posta em dúvida quando se
tornam visíveis em suas aparições. A individualidade da alma nos foi
ensinada em teoria, como um artigo de fé. O Espiritismo a torna evidente
e, de certo modo, material.

153 Em que sentido se deve entender a vida eterna?

? É a vida do Espírito que é eterna; porém, a do corpo é transitória e
passageira. Quando o corpo morre, a alma retorna à vida eterna.

153 a Não seria mais exato chamar vida eterna à vida dos Espíritos
puros, aqueles que, tendo atingido o grau de perfeição, não têm
mais provas para suportar?

? Isso é, antes, a felicidade eterna. Porém, mais uma vez, é uma questão
de palavras: chamai as coisas como quiserdes, contanto que vos entendais.

Allan Kardec. Da obra: O Livro dos Espíritos. Livro eletrônico gratuito em http://www.petit. com.br. Petit. 1999. 

* * * Estude Kardec * * *

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