terça-feira, 21 de outubro de 2014

Fraternidade



Fraternidade




Em "Prolegômenos" de O Livro dos Espíritos, os Orientadores espirituais incumbidos de trazer aos homens o Consolador prometido por Jesus destacaram o objetivo do seu trabalho: "[...] Nele pusemos as bases do novo edifício que se eleva e que um dia há de reunir todos os homens num mesmo sentimento de amor e caridade. [...]"

Significa, tal propósito, transformar a Terra, moralmente classificada como Mundo de Expiações e Provas, em que prodominam o orgulho, o egoísmo e a violência, em Mundo de Regeneração, onde o homem, animado do desejo de aprimorar seus valores morais, substitua o orgulho pela humildade, o egoísmo pelo amor ao próximo, a violência pela fraternidade.

Convictos de que somos seres imortais, em constante processo de evolução com vistas à perfeição espiritual, como nos ensina a Doutrina Espírita, o caminho natural que nos cabe seguir, a par da busca de novos conhecimentos, é o da conquista de novos valores morais marcados pelo exercício da fraternidade.

Esse novo edifício, todavia, que há de reunir todos os homens num mesmo sentimento de amor e caridade, não se erguerá por simples concessão. Deverá, sim, ser construído por todos aqueles que pretendam nele habitar, sendo fruto do esforço renovador de cada um em aprender a amar ao próximo, a querer bem ao semelhante, independentemente das diferenças de raça, povo, religião, opinião, condição social, econômica ou cultural. Será também o resultado da nossa capacidade de conviver fraternalmente com todos aqueles que a Providência Divina coloca ao nosso lado na grande caminhada de redenção humana e espiritual. Será, numa palavra, obra de nosso firme propósito de viver a Caridade como a entendia Jesus:"Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas". ¹

Somente pela prática plena da Caridade, vivenciando a Fraternidade, poderá o homem conquistar sua libertação do círculo vicioso da dor, do sofrimento e da violência.

"Fora da caridade não há salvação",² proclamam os Espíritos Superiores.

Construamos, pois, a Paz, promovendo o Bem e praticando a Fraternidade.





_______________
¹  O Livro dos Espíritos, Edição Comemorativa, questão 886.
²  O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XV, item 10.





Fonte: Reformador FEB - maio/2007


Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/meditacao-diaria/fraternidade-51402/?PHPSESSID=1882ccb379d098fa51eb77576b45010b#ixzz3GpFZ62FI

Nenhum comentário:

Postar um comentário